receita de pé de moleque da Lapinha da Serra em MG

receita de pé de moleque da Lapinha da Serra em MG

A famosa receita de pé de moleque da Lapinha da Serra em MG

Nesta época de festas julinas, o interior do Brasil surpreende com maravilhosas experiências gastronômicas e pratos típicos. Conheça a famosa receita de pé de moleque da Lapinha da Serra

Lapinha da Serra é ponto de encontro dos amantes da natureza, dos apaixonados por cachoeiras e daqueles que procuram sossego e tranquilidade. Município de Santana do Riacho, na região da Serra do Cipó a Lapinha é cercada por montanhas e cachoeiras de tirar o fôlego.

Nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2019, acontece a tradicional festa Julina da Lapinha da Serra, isso mesmo Julina!! em seu 20º aniversário. Conhecido como Arraiá da Lapinha o evento vem ganhado cada vez mais destaque na cena cultural de Minas Gerais.

O acesso ao vilarejo se dá através de estrada asfaltada até Santana do Riacho e a partir de Santana são 12 KM de estrada de terra em boas condições, onde é possível acessar até mesmo com carros pequenos ou baixos.

Hoje vamos conhecer a maravilhosa receita do pé de moleque tradicional deste recanto do país, que chega a receber mais de 4000 visitantes nesta época do ano, atraídos pelas belezas naturais, cultura e gastronomia.

História do pé de moleque da Lapinha

A chefe Rosângela, do tradicional Restaurante Moendas conta a história desta receita: “A receita do pé de moleque vem de uma tradição familiar. Meu pai, Sr. Antônio, conhecido como Toninho, fazia a rapadura e plantava amendoim e minha mãe, Dona Ilda, fazia o pé de moleque. Muitas famílias na Lapinha plantam amendoim há gerações, como uma tradição local, e cada uma desenvolveu seu próprio modo de preparo. Ainda hoje plantamos o amendoim que é utilizado na confecção dos doces”.

Pé de moleque da Lapinha da Serra

Ingredientes

1/2 kg de amendoim natural
1/2 kg de rapadura

Modo de preparo

  1. Primeiro descasque o amendoim e o torre.
  2. Em seguida soque num pilão, mas com certo cuidado para não ficar muito moído
  3. Em tacho derretemos a rapadura e acrescentamos o amendoim.
  4. Mexa durante vinte minutos.
  5. Despeje o conteúdo numa pedra untada com manteiga.
  6. Só esperar esfriar e pode cortar os pedaços.
  7. Está pronto o delicioso pé de moleque da Lapinha.

Ficou curioso(a) para conhecer a Lapinha da Serra?

Separamos alguns links com as melhores opções de hospedagem da região.

Meios de Hospedagem na Lapinha da Serra

Meios de Hospedagem na Serra do Cipó

ANUNCIE NO PORTAL