História da Lapinha da Serra

Lapinha da Serra, um charmoso vilarejo localizado em Santana do Riacho, região da Serra do Cipó, guarda histórias e belezas naturais inestimáveis.

Cercado de lindas cachoeiras, rios e montanhas e palco de belíssimas flores, é o lugar perfeito para quem procura sossego, tranquilidade descanso e até mesmo a prática de esportes radicais, como montain bike, treeking e canoagem. Neste post você conhecerá um pouco mais sobre a História da Lapinha da Serra.

O vilarejo guarda os valores da edução e hospitalidade mineira, sua população recebe bem os visitantes mas impõe regras para manutenção do meio ambiente e da tranquilidade.

No vilarejo não é permitido som alto, transitar com trajes de banho ou jogar lixo nas ruas, rios e matas.

Em Lapinha da Serra é possível desfrutar da saborosa comida mineira em seus excelentes e rústicos restaurantes ou se hospedar em pousadas, chalés, casas e bangalós.

Lapinha da Serra faz parta da APA (Área de Proteção Ambiental), com isso não é permitido transitar de veículos motorizados pelas trilhas e cachoeiras. Mais um motivo para você passear sossegado, curtindo o som dos pássaros e do vendo que rebate no paredão de pedra.

Lapinha da Serra também guarda um importante sítio arqueológico, mantido pela população e preservado.

Conheça Lapinha da Serra e encante-se. Site da Lapinha da Serra: www.portaldalapinha.com.br

Um pouco de história

Lapinha da serra, assim como Santana do Riacho, foi criada para servir como ponto de apoio aos tropeiros que faziam este percurso antes da explosão da exploração do diamante. Os primeiros colonizadores de Santana do Riacho construíram uma capela em outubro de 1759 ao redor da qual a população foi se instalando. A partir de 1836, com o nome de Riacho Fundo, foi incorporado como distrito por diferentes cidades: Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Santa Luzia e Jaboticatubas.

Em dezembro de 1962, com a esperada emancipação, Riacho Fundo passou a se chamar Santana do Riacho. Esta região começou a se desenvolver ainda no século XVIII, desbravada por bandeirantes.

A partir do século seguinte, os tropeiros trataram de interligar as áreas povoadas através do comércio, transportando cachaça, rapadura, farinha etc, em lombos de burro. Existem muitas histórias sobre a Lapinha na versão de seus antigos moradores, embora muitas delas tenham se perdido. Uma dessas versões conta que a Lapinha foi fundada por apenas três famílias que trabalhavam em fazendas da região, no início do século passado. Até hoje, quase todos os moradores possuem um grau de parentesco, gerando uma série de casamentos consangüíneos e levando alguns moradores a procurar maridos e esposas fora da vila.

A economia local é voltada basicamente para subsistência, agricultura familiar e pecuária leiteira em baixa escala. O ecoturismo tem se mostrado uma alternativa para o desenvolvimento local.

O Poço do Soberbo (maior poço do entorno da Serra do Cipó) na região da lapinha da Serra, conta-se uma estória da época, que virou lenda. Os americanos desviaram o Rio de Pedras para poder explorar diamantes, com pouco sucesso. Houve um caboclo que encontrou um diamante fenomenal, de tamanho e beleza incomuns. Pegou a pedra na beira d’água e exclamou: “Com uma peça desta, nem Deus pode comigo!”

Pronto! A pedra escorregou de sua mão e caiu água abaixo. Desesperado, ele pulou e, até onde se sabe, ele ainda não retornou. O pico do Breu, ponto mais alto da Serra do Cipó, é localizado na Lapinha da Serra, em Santana do Riacho. Com 1687 metros, pode ser visualizado de regiões distantes. O Pico do Breu só não é mais famoso que o seu vizinho, o Pico do Turista, ou Falso Breu, que está localizado bem ao lado da comunidade da Lapinha da Serra.

Quando os turistas procuram informações sobre o Pico do Breu, querendo subi-lo e conhecê-lo, os moradores do local indicam o pico ao lado, que está mais acessível que o verdadeiro que se encontra a quase 6 quilômetros de difícil caminhada de um dia inteiro. O interessante é que o falso Pico do Breu é bem mais bonito e gratifica o turista com uma das vistas mais belas de toda região, como a Represa Coronel Américo Teixeira ao fundo.

FAÇA SUA RESERVA - ONLINE

onde-ficar

POUSADAS

As melhores opções de pousadas na Lapinha da Serra você encontra aqui no Portal da Lapinha.

FAZER COTAÇÃO
casas-na-lapinha

CASAS

As melhores opções de casas na Lapinha da Serra você encontra aqui no Portal da Lapinha.

FAZER COTAÇÃO
chales-na-lapinha

CHALÉS

As melhores opções de chalés na Lapinha da Serra você encontra aqui no Portal da Lapinha.

FAZER COTAÇÃO
camping-lapinha

CAMPING

As melhores opções de áreas de camping na Lapinha da Serra você encontra aqui no Portal da Lapinha.

FAZER COTAÇÃO
resstaurantes-lapinha

RESTAURANTES

Gastronomia é o forte da Lapinha da Serra. Conheça os melhores restaurantes da Lapinha da Serra.

FAZER COTAÇÃO
passeios-lapinha

PASSEIOS

As melhores opções de passeio na Lapinha da Serra você encontra aqui no Portal da Lapinha. Confira!

FAZER COTAÇÃO
eventos-lapinha

EVENTOS

Confira a agenda de eventos deste mês na Lapinha da Serra. Programe-se, venha se divertir com a gente !

VER AGENDA
anuncie-no-portal-da-lapinha

ANUNCIE

Anuncie seu estabelecimento, produtos ou serviços no Portal da Lapinha e aumente vendas e reservas.

FAZER COTAÇÃO

FIQUE LIGADO!

Regras da Lapinha da Serra. Importante!

Antes de visitar a Lapinha da Serra MG é importante se informar das regras locais e respeita-las. Isso garantirá sua estadia tranquila e amistosa com a população do vilarejo.

  1. Não é permitido andar pelas ruas com trajes de banho (bikinis ou sungas) ;
  2. Só é permitido acampanhar em áreas de camping oficiais. Confira aqui ;
  3. Não é permitido fazer churrasco nas cachoeiras ou represas ou gramados;
  4. Não é permitido jogar lixo nas matas ou rios;
  5. Não é permitido som auto nas ruas, afinal a Lapinha é lugar de descanso;
  6. Preserve as trilhas, a fauna e a flora. Da Lapinha leve apenas as fotos.
  7. Motoristas: Velocidade máxima 20km. Nossas crianças brincam soltas.
  8. Proibido carro em volta da lagoa ou próximo a cachoeira;
  9. A comunidade da Lapinha agradece sua compreensão e seu apoio.

Dicas do Portal da Lapinha

  1. A região da Lapinha da Serra é cercada de rios, montanhas e lindas cachoeiras. Sugerimos que não se aventure pelas trilhas sem a presença de um guia certificado e autorizado. Isso evitará que você ou seus acompanhantes corram riscos. Para consultar a lista de guias da Lapinha clique aqui
  2. O clima na Lapinha varia muito, portanto tenha sempre em mão um agasalho
  3. Respeite a natureza, a população local e preserve. Curta o que há de melhor na Lapinha da serra.
  4. Na Lapinha da Serra não tem posto de gasolina, farmácia ou hospital.
  5. Pagamentos somente em dinheiro. Não há internet e celulares não funcionam.