Feriado na Lapinha da Serra

Feriado na Lapinha da Serra

Feriado na Lapinha da Serra

Venha curtir o Feriado na Lapinha da Serra, aproveite o feriado prolongado para desfrutar das melhores pousadas, bares, restaurantes e cachoeiras da região

Curtir o Feriado na Lapinha da Serra é uma excelente pedida para quem busca sossego, descanso e diversão em contato com a natureza e o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro é uma excelente data para você curtir a Lapinha da Serra, principalmente pelo fato de ser uma segunda-feira e você ter condições de estender o final de semana prolongado.

Quando pensamos em tirar férias, fugir do agito das cidades, geralmente buscamos locais tranquilos em que possamos sobretudo descansar a mente e o corpo. Pensando nisso, preparamos esse artigo com dicas para você planejar seu passeio e sobretudo curtir o feriado na Lapinha da Serra.

Onde fica a Lapinha da Serra?

Lapinha da Serra é um destino sensacional para quem ama explorar paisagens naturais! Localizado em Minas Gerais, esse vilarejo encanta os turistas com seu charme e com diversos passeios para conhecer cachoeiras, pinturas rupestres e lindos rios.

O vilarejo está localizado a apenas 136 km de Belo Horizonte e faz parte do distrito de Santana do Riacho (MG). Próximo à Serra do Cipó, esse destino encanta quem está em busca de ecoturismo com belíssimas paisagem entre as montanhas. A forma mais simples de chegar é de carro, passando pela MG-10, mas a Viação Saritur também oferece ônibus para os trechos BH – Santana do Riacho e Santana do Riacho.

O que fazer na Lapinha da Serra? 

Se você busca se desconectar da cidade, esse é um local para se sentir em contato com a natureza! Então, prepare o seu tênis e a roupa de banho para nadar em lindas cachoeiras, subir montanhas, fazer trilhas e praticar esportes. Separamos algumas atrações a seguir para te mostrar um pouco mais sobre a Lapinha da Serra. Acompanhe

1. Cachoeira do Lajeado

Cachoeira do Lajeado

Cachoeira do Lajeado – Foto Caroline Ramos

Com uma trilha fácil para mediana, em cerca de 2 horas você chega nesse paredão rochoso espetacular. Sendo uma das cachoeiras mais famosas da Lapinha da Serra, sua queda d’água tem cerca de 40 metros e o trajeto tem 12 quilômetros (ida e volta). Por ter pouca sombra, é importante levar muita água e protetor solar, mas, ao chegar lá, você pode banhar em água cristalina.

2. Pinturas Rupestres

Pinturas Rupestres

Pinturas Rupestres Foto de Antônio Afonso

Já imaginou fazer um percurso lindo e ainda ver pinturas rupestres com aproximadamente 7 mil anos? Para chegar no sítio arqueológico da Lapinha, você pode percorrer uma trilha ou ir de barco quando a lagoa está cheia. É cobrada uma taxa de visitação, mas o visual e a história com certeza valem a visita!

3. Travessia Lapinha – Tabuleiro

Travessia Lapinha Tabuleiro

Travessia Lapinha Tabuleiro – Augusto Lucas

Partindo da Lapinha, esse é um famoso trekking de 40 quilômetros que tem como ponto final a Cachoeira do Tabuleiro. Se você gosta de aventura, essa travessia é feita em 3 dias, com alguns pontos de apoio para acampar e descansar. Apesar da distância, as paisagens são belíssimas e você chega na terceira maior queda d’água do Brasil, com 273 metros de altura.

4. Cachoeira do Bicame

Cachoeira do Bicame

Cachoeira do Bicame – Tayrone Lana

Formada pelo Rio das Pedras, essa cachoeira é uma das mais belas da Lapinha. Ela fica localizada a 16 quilômetros do vilarejo, sendo possível percorrer uma parte de carro e o restante a pé. Além de ser um longo caminho, é importante chegar cedo porque há um limite de 30 pessoas para visitação. E depois de tanta caminhada, você pode se banhar no poço para refrescar.

5. Pico da Lapinha

Pico da Lapinha

Pico da Lapinha – Foto: Gabriel Corrêa Kruschewsky

6. Stand Up Paddle

𝚂𝚝a𝚗d 𝚄𝚙 𝙻𝚊𝚙𝚒𝚗𝚑𝚊

𝚂𝚝a𝚗d 𝚄𝚙 𝙻𝚊𝚙𝚒𝚗𝚑𝚊

Pousadas, Casas, Chalés e Bangalôs na Lapinha da Serra

Com tantos atrativos naturais, ótimos restaurantes e diversidade de opções de lazer, não faltam também excelentes pousadas. Neste caso criamos uma página onde você poderá encontrar melhores hospedagens na Lapinha da Serra. Confira:

O que levar na mala?

Antes de dizer uma lista de coisas que devem estar na sua mala para que você possa curtir suas Férias na Serra do Cipó, vamos entender um pouco mais da região.

Montanhas, rios, cachoeiras, clima variando ao longo do dia e noite.

Certamente você fará vários passeios pela Serra, então é importante ter em sua mala os seguintes itens:

  1. Protetor solar:
  2. Chapéu
  3. Repelente: Sim, existem mosquitinhos na montanha…
  4. Agasalho: Mesmo em dias quentes a noite pode esfriar bastante
  5. Garrafinha de água
  6. Barras de cereais
  7. Seus remédios (Se este for o caso)
  8. Máquina fotográfica ou Celular para tirar lindas fotos

Como Chegar na Lapinha da Serra

É fácil chegar em Lapinha da Serra. Confira aqui no Portal da Lapinha.

Para quem vem de BH e aeroporto internacional de confins:

O Acesso é pela MG–10, até o distrito da Serra do Cipó. Após atravessar a ponte do Rio Cipó, ao lado da Pousada Cipó Veraneio, siga em frente até o trevo que indica a entrada de Santana do Riacho. Do trevo em diante são 27 km até Santana do Riacho em uma bela estrada pavimentada e sinalizada.

Clique no link para ver o detalhamento completo de como chegar na Lapinha da Serra