LAPINHA DA SERRA
Descubra as belezas da Lapinha da Serra em Minas Gerais
Lapinha da Serra é um lindo vilarejo cercado por montanhas, com lindas cachoeiras e um cenário épico. Sem dúvida uma das paisagens mais lindas de Minas Gerais.
Cercado de lindas cachoeiras, rios e montanhas e palco de belíssimas flores, a Lapinha da Serra é o lugar perfeito para quem procura sossego, tranquilidade descanso e até mesmo a prática de esportes radicais, como montain bike, treeking e canoagem.
[adinserter block=”2″]
O vilarejo guarda os valores da edução e hospitalidade mineira, sua população recebe bem os visitantes mas impõe regras para manutenção do meio ambiente.
Em Lapinha da Serra é possível desfrutar da saborosa comida mineira em seus excelentes e rústicos restaurantes
Na região você encontrará excelentes pousadas, lindas e confortáveis casas, chalés e bangalôs para você se hospedar a dois, com amigos ou com sua família.
Outro ponto que não podemos deixar de mencionar é a gastronomia da Lapinha da Serra. Na região é possível encontrar excelentes restaurantes que oferecem desde a deliciosa comida mineira até pratos mais sofisticados.
Do mesmo modo na Lapinha da Serra é possível curtir excelentes atrações musicais nos finais de semana e feriados, inclusive ótimas atrações locais como o músico Vilmar da Lapinha que vem se destacando na cena musical local.
O que fazer na Lapinha da Serra
[adinserter block=”2″]
Pinturas rupestres
Você pode visitar o sítio arqueológico da Lapinha em um passeio de barco quando a lagoa está cheia ou realizando uma caminhada pelas trilhas. Por estar localizado em área particular é necessário autorização dos proprietários do local.
As Pinturas Rupestres da Lapinha tem aproximadamente 7 mil anos. Elas revelam os primeiros artistas de toda a humanidade.
Estes povos viviam em grupos, não sabiam plantar os alimentos e nem criar os animais. Para garantir esta casa e a sua sobrevivência eles vinham até estes paredões para realizar uma espécie de ritual de mágica.
Assim eles desenhavam nestas paredes utilizando óleo de sementes e frutos misturados aos pigmentos naturais das rochas e até mesmo o sangue dos animais.
Os principais desenhos são os da caça principal, no caso o veadinho do cerrado era o mais importante. Desenhavam também cenas de mulheres grávidas ou em parto, eles acreditavam que desenhando nas paredes as caças e a fertilidade da mulher, a nossa espécie humana estava garantida.
Encontramos também representações de seres diferentes de seres humanos, são chamados de contatos (parece ser uma representação de Deus).
Conhecer as Pinturas Rupestres é um passeio obrigatório para quem visita a Lapinha. Além da beleza e importância histórica das pinturas, o próprio trajeto (que é realizado de canoa, atravessando a lagoa) é uma atração a parte.
– É cobrada taxa de visitação, que inclui o translado de canoa, que deve ser consultada no local.
– Visitação depende da situação climática.
Cachoeira do Bicame
Formada pelo Rio De Pedras, é uma das cachoeiras mais belas da região, localizada na RPPN (Reserva Natural do Patrimônio Natural) Brumas do Espinhaço.
Recebe este nome pelo “Bicame”, devido a um desvio construído para retirar o rio do seu leito natural a fim de se explorar diamantes no local em meados do século passado. Ele fica localizado ao lado da cachoeira e pode ser visitado.
Localizada a 16 km do vilarejo é possível fazer 5 km de carro e os outros 11 Km a pé. De veículo 4×4 ou moto percorre-se 9 km e o restante a pé. A visitação é controlada, de acordo com a capacidade de carga, permitindo somente a entrada de 30 pessoas por dia.
O acesso entre a portaria e a cachoeira só é possível a pé ou de bicicleta. Não é permitida a entrada de animais domésticos. Também recomendamos que faça este passeio com os guias locais. Uma excelente opção é a Lapinha Aventura.
Cachoeira do Lajeado
O Lajeado é uma bela queda localizada no aconchegante Distrito de Lapinha da Serra, na cidade de Santana do Riacho-MG.
A Cachoeira do Lajeado destaca-se pela sua altura e grande poço para banho, porém a beleza começa já no início da trilha.
Caminhando ao pé da serra, é impossível não se encantar com a paisagem ao longo do trajeto.
A trilha é quase toda plana, com exceção de um pequeno trecho mais íngreme próximo a cachoeira.
A Cachoeira do Lajeado é um conjunto de quedas não contínuas, que despencam por um lajeado irregular, formando um conjunto muito bonito.
Possui um belo poço para banho, com profundidade rasa a mediana, que permite horas de diversão.
[adinserter block=”2″]