LAPINHA DA SERRA REABERTA PARA O TURISMO
O que está funcionando na Lapinha da Serra após o novo decreto da Prefeitura?
Desde o início da pandemia, a Lapinha da Serra assim como várias outras localidades tiveram decretos de suas prefeituras determinando a suspensão das atividades comerciais não essenciais como bares, restaurantes, meios de hospedagens e atrativos turísticos.
Durante o passar dos meses de suspensão de atividades comerciais na Lapinha a Prefeitura de Santana do Riacho adotou uma série de medidas como treinamentos para os comerciantes, orientações sobre o covid-19 e a população iniciou blitz educativas na entrada da Lapinha da Serra com o objetivo de orientar os visitantes sobre o fechamento do local. E não foi só isso, placas foram colocadas nos atrativos informando sobre o fechamento e comunicações foram realizadas através dos diversos perfis nas redes sociais.
No último dia 18 de agosto de 2020 foi promulgado o novo DECRETO N. 057/PMSR/2020, QUE DISPÕE SOBRE NOVAS MEDIDAS PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS (COVID-19) EM COMPLEMENTO AO DECRETO MUNICIPAL N° 019/PMSR/2020.
Nós selecionamos as principais informações para que você possa se programar para uma estadia tranquila na Lapinha da Serra.
A nossa primeira dica é:
Antes de vir para a Lapinha da Serra faça sua reserva nos meios de hospedagem e restaurantes. Informe-se no momento do contato sobre as regras que estão sendo aplicadas nos estabelecimentos. Confira aqui as melhores opções de hospedagens na Lapinha
MEIOS DE HOSPEDAGENS
Atividades comerciais não essenciais de meios de hospedagem em todo o município
- A partir de 21/08/2020 Aqueles que possuem mais de 10 (dez) apartamentos poderão funcionar com 60% (sessenta por cento) de sua capacidade e, os estabelecimentos com menos de 10
(dez) apartamentos, com capacidade máxima de 70% (sessenta por cento).
BARES E RESTAURANTES
Atividades comerciais não essenciais que praticam o comércio de alimentos preparados (alimentação fora do lar) em todo o município
- A partir de 21/08/2020 com funcionamento de 11:00h até às 21:00h, com espaçamento e redução de mesas dentre outras medidas já disciplinadas nos Decretos Municipais anteriores. O limite máximo de pessoas por mesa nos estabelecimentos será limitado à 06 (seis) pessoas.
ATRATIVOS TURÍSTICOS
Atrativos turísticos desde que possuam mecanismos de controle de entrada e saída, com portaria de controle de acesso no em todo o município
- A partir de 05/10/2020 com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 8:00h às 17:00h. Devendo permanecer fechado aos finais de semana até 19/10/2020.
A partir de 19/10/2020, poderão funcionar todos os dias. - Art. 30 – Os atrativos turísticos abertos ao público em geral (lagoas, cachoeiras, trilhas, balneários, dentro outros), sem cobrança de entrada ou controle de acesso, deverão permanecer fechados, sem a possibilidade de aglomeração de pessoas.
RECEPTIVOS TURÍSTICOS
Receptivos turísticos, guias de turismo, condutores locais e operadores de atividades em todo o município.
- A partir de 05/10/2020 com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 8:00h às 17:00h, para o caso de lojas físicas. Devendo permanecer fechado aos finais de semana até 18/10/2020. A partir de 19/1 0/2020, poderá funcionar em horário normal.
ÁREAS DE CAMPING
Áreas de camping em todo o Município de Santana do Riacho
- A partir de 19/11/2020 poderá funcionar em horário normal, inclusive aos finais de semana. Até 19/11/2020 continuam fechadas.
EVENTOS DIVERSOS
Fica expressamente proibido, sob pena de multa pessoal, a realização nos locais supracitados de churrascos, acampamentos, festas e concentração de pessoas que não seja para realização de atividade essencial.
USO DE MÁSCARA
Art. 4 – Permanece como OBRIGATÓRIO o uso de máscaras de proteção facial para todas as pessoas que estiverem em locais públicos no Município de Santana do Riacho, por prazo indeterminado.
DICAS IMPORTANTES
Estamos abertos, com segurança, para receber você e sua família, por favor, respeite nossas regras e seja cuidadoso!
- Use máscaras, em todos os momentos, especialmente na rua!
- Haja como se estivesse garantindo a segurança dos seus entes mais queridos, seja cauteloso;
- Mesmo com a flexibilização, ainda não estamos em tempo de aglomerações, de permanecer nos bares por muito tempo bebendo, reuniões sociais com som alto e de críticas àqueles que preferem se isolar;
- Faça sua reserva com antecedência, estamos trabalhando com capacidade reduzida e nem todos os estabelecimentos abrirão;
- Não invada áreas de cachoeiras fechadas;
- Não faça trilhas em propriedades particulares, sem a autorização do dono;
- Não acampe em áreas proibidas ou adote outras ações que desrespeitem as decisões locais.
- Junte-se a nós em um movimento de amor e respeito à região da Serra.